terça-feira, 10 de maio de 2011

DONA ADELAIDE E AS LINHAS CRUZADAS

Dizem que as linhas paralelas se encontram no infinito e que as linhas cruzadas só se encontram por uma brincadeira do destino.
Dona Adelaide é uma viúva que mora em um prédio antigo, quase centenário. E como todo edifício desse porte, tem sérios problemas de infiltração, eletricidade e, principalmente, linhas telefônicas que vivem em constante caos. O que provoca o inevitável cruzamento de ligações. Ela se mudou para lá depois que seu marido morrera, os filhos cresceram e a antiga casa ficou grande demais para ela e sua pouca mobília. Sua tevê pifou já faz algum tempo e sua única diversão é ficar ao telefone, sempre atenta aos movimentos dos seus vizinhos. Vizinhos esses que ela, aliás, por se reservar a calma de seu apartamento, quase nunca os encontra pelos corredores do prédio. No entanto, as linhas cruzadas sempre lhe permitem conhecê-los um pouco melhor.
Algumas ligações lhe provocam risos.
“Mano” “Fala” “Avisa ai em casa que vou chegar mais tarde” “Vai matar aula de novo, hein?” “Não, eu vou estudar na casa de uns colegas” “Sei” “É sério” “Me engana que eu gosto!” “Avisa?” “O que ganho com isso?” “Você não faz nada de graça” “Blá, blá, blá” “Avisa?” “Tá bom, mas você fica me devendo mais essa” “Deixa comigo” “...”
Outras lhe lembram apenas das necessidades de sua despensa.
“Alô, é do supermercado?” “É sim, freguesa. O que vai querer” “Vocês podem mandar aqui pro 102 um garrafão de água mineral?” “Com certeza freguesa. Mais alguma coisa?” “Não, só isso mesmo” “Certo” “Não demore, por favor” “Tudo bem, chega já” “Obrigada” “...”
Há algumas que ligações que lhe provocam surpresa e nojo.
“Oi bem, teu marido quando vem?” “Chega só amanhã” “Posso ir ai agora?” “Pra que?” “Tô com saudade, não posso?” “Então vem” “Não demoro” “Tô chegando, meu bem” “Ainda tá aí?” “Beijos” “Só quando você chegar” “Tô morrendo de desejo” “Eu também” “Chega logo” “Tá” “...”
E outras lembram que nem tudo é tão perfeito assim.
“Alô, mãe” “Filha? É você?” “Mãe, sou eu” “Filha, o que foi que houve?” “Mãe, tô voltando” “Voltando filha, por quê? Diz o que houve” “Mãe, ele foi embora com outra... E eu tô tão sozinha querendo colo de mãe...” “Filha, fica calma” “Mãe... Onde foi que eu errei?” “Mas vocês pareciam tão bem” “Só fachada, mãe, ele já não me amava” “Oh filha, lamento, mas eu sempre disse que ele não prestava. Coração de mãe não se engana. Eu lhe disse” “Mãe, deixa pra lá...” “Chora não filha, homem nenhum merece seu choro, quanto mais aquele sem vergonha” “Mãe, posso voltar?” “Por mim você nunca teria partido” “Sua benção minha mãe” “Deus lhe abençoe, minha filha” “Tá” “...”
No entanto o que mais entristece dona Adelaide é que, desde que ela se mudou para esse prédio, nenhuma ligação sequer falou dela. E pior, nenhuma ligação chegou para ela, nem mesmo por engano. Como se ela sequer existisse.
Hoje, no entanto, ela preferiu nem acordar. Ficou deitada no frio da cama, esperando mais um dia passar despercebido. Talvez desejando sonhar com outros tempos. O que, aliás, não aconteceu.

Nenhum comentário: